Solicitadoria IPCA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Contra Integração na UM

Ir para baixo

Contra Integração na UM Empty Contra Integração na UM

Mensagem  Admin Qui Nov 19, 2009 1:44 pm

Caríssimos colegas de turma, alunos do IPCA, esta grande Instituição a qual orgulhosamente fazemos parte,


Manifestemo-nos contra toda e qualquer hipótese de integração do nosso Instituto na Universidade do Minho!

Há anos que o assunto tem sido alvo de incansáveis debates, o que já originou a saída de dirigentes, já fez correr muita tinta nos jornais locais, culminou em reuniões e audiências ao Sr. Ministro...sempre que se iniciava um novo ano lectivo o antigo reitor da UM vinha sempre lançar estas interrogações e na prática nada se verificou, este ano o seu sucessor não deixa de cumprir os desejos antigos.

Porque será que a UMinho tanto nos quer?!? Perguntem-se...

De acordo com um ilustre "desconhecido", num fórum onde se discute o assunto, "O IPCA começa a ter um independência cada vez maior, pelas infra-estruturas, mas também e principalmente pela quantidade de alunos que possui.
A administração do IPCA, pontualmente mudou pessoas aqui e ali que apostaram tudo na fusão na UM. Os mais cépticos que um dia acreditaram conseguir tirar a 'escola' do fundo dos prédios e conseguir impor-se no distrito continuam lá.
A administração criou parcerias, apostou na juventude para a docência e em uma dúzia de anos é o que esta á vista. O IPCA tem mais de 80% de empregabilidade e nos dias que correm acho que é algo considerável. A Sonae quase ou praticamente todos anos recruta os melhores elementos dos diversos cursos da escola de gestão. Entre outras coisas...
Claro que isto dependerá sempre de vontades políticas..."

Não estamos dispostos a perder a vertente profissionalizante dos cursos do IPCA! Não estamos dispostos a pagar a exorbitância do valor praticado pela UMinho no tocante às propinas! Não estamos dispostos a perder as relações privilegiadas que dispomos dentro do "seio familiar" da nossa Instituição! Não queremos perder a nossa identidade!!!



A Lei proíbe fusões entre Universidades e Politécnicos! Mas...fusão "disfarçada" de integração até é possível...

Citando o Ex-Director da EST Luis Moutinho "a solução integração (um nome revelador para uma fusão em que um quer assumir totalmente o controlo de outro, através da sua absoluta submissão) na UM parece-me uma má opção."

O Regime jurídico do ensino superior faz depender junção da tutela
O novo regime jurídico do ensino superior impede a fusão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) na Universidade do Minho (UM), uma pretensão partilhada pelos responsáveis das duas instituições. O documento, contudo, desvaloriza fusões de politécnicos com universidades e, numa eventual integração – “fundamentada”, a título “excepcional” e “aprovada pelo ministro da tutela”-, o IPCA teria de manter perfil politécnico, o que porventura nada adiciona à actual autonomia da instituição de Barcelos.



A European University Association (EUA) volta a recomendar a integração do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) na Universidade do Minho (UM). Depois de uma primeira sugestão feita em 2007, o segundo relatório de ‘follow-up’ de avaliação institucional realizada este ano à UM conclui que se deve continuar a negociar a integração do estabelecimento politécnico sediado em Barcelos.

Os autores do relatório, concluído há dias, não têm dúvidas em afirmar que a integração do IPCA na UM beneficiará as duas instituições de ensino superior.
A equipa de avaliação da EUA destaca a optimização do uso de recursos que a fusão acarretaria, bem como os benefícios para a comunidade envolvente.
No entanto, os peritos concluem que, desde 2007, pouco ou nada se adiantou em relação à integração do IPCA na UM.

O documento refere que a planeada integração ainda não foi suportada politicamente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
As recomendações dos peritos da EUA vêm de encontro às pretensões da reitoria da UM.
Quando a recomendação de integração das escolas superiores de Gestão e Tecnologia do IPCA na UM foi apresentada pela primeira vez, o reitor Guimarães Rodrigues disse tratar-se ‘de um projecto consistente, de acordo com a missão estratégica da universidade e do interesse para a região’.

Já nessa altura, o reitor admitia que o projecto está dependente da vontade política do Governo. Com a integração do IPCA, a UM ficaria repartida por três pólos em Braga, Guimarães e Barcelos, funcionando em cada um deles cursos politécnicos e universitários.

Plano estratégico com três prioridades

O segundo relatório de avaliação institucional da UM surge num momento de mudança no governo da instituição. Na próxima terça-feira, toma posse o novo reitor, António Cunha, o primeiro a ser e leito de acordo com os novos estatutos da instituição. A reforma estatutária da UM é outra das matérias avaliadas pelos peritos da ‘EUA’.
O relatório recomenda que, após a eleição do novo reitor, se elabore um plano estratégico que defina como áreas prioritárias a internacionalização, a investigação de excelência e a implementação do Processo de Bolonha.

Relatório confirma redução do financiamento estatal

O segundo relatório final de ‘follow-up’ da avaliação institucional da ‘EUA’ confirma a redução do financiamento estatal da Universidade do Minho nos últimos anos.
A equipa de peritos liderada por Jarmo Visakorpi, da Universidade de Tampere, Finlândia, entende a questão financeira como um constrangimento severo ao desenvolvimento actual da UM.

O relatório ontem divulgado dá conta de um decréscimo do investimento público no ensino superior de 34 por cento entre 2002 e 2008,
Os autores do relatório recomendam, por isso, que prossigam os esforços no sentido da obtenção de financiamento externo, nos quais o reitor deve assumir um papel importante
Noutro âmbito, é apontada a necessidade de expansão do ‘e-learning’ como parte dos cursos tradicionais.

Os esforços de captação de alunos ‘+23’ é também sugerida.
A estratégia de internacionalização da UM deve, na opinião dos peritos da ‘EUA’, ter em linha de conta o reforço da cooperação com os países lusófonos.
O relatório final de follow-up da avaliação institucional da UM apreciou o grau de execução do plano proposto em Novembro de 2007 para dar resposta às recomendações então identificadas, mas representa igualmente uma actualização da avaliação realizada há dois anos.
A reitoria agradeceu ‘o empenho e esforço de todos os envolvidos neste processo de avaliação institucional’.
In http://correiodominho.com/noticias.php?id=16542


Notícias acerca do assunto:


http://www.correiodominho.pt/noticias.php?id=16845

http://www.avozdominho.com/?seccao_link=conteudo&seccao=&nome_seccao=Detalhes&accao=lermais&id_noticia=3835

http://www.barcelos-popular.pt/index.php?zona=ntc&tema=8&lng=pt&pgn=91&pgp=70&id=733

http://www.canalup.tv/?menu=noticia&id_noticia=1345

Admin
Admin

Mensagens : 24
Data de inscrição : 09/10/2009

https://solicitadoriaipca.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos